Regional discute mudanças climáticas e Justiça Social

Una - BA 31 de agosto de 2011

Cerca de 90 pessoas das dioceses e prelazias do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) participaram no fim de semana, dias 26 a 28, em Manaus (AM), do Seminário sobre Mudanças Climáticas e Justiça Social. O encontro teve ainda a participação de representantes da Cáritas do Norte e movimentos sociais.

Durante o encontro o assessor Nacional das Pastorais Sociais e Coordenador do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, Ivo Poletto, fez uma panorâmica dos fóruns com o tema mudanças climáticos e justiça social realizados em várias partes do Brasil. Poletto frisou a necessidade de debater, refletir e trabalhar as grandes questões econômicas, as causas e as políticas governamentais, os efeitos sobre a Amazônia, seus povos. Trabalho esse a ser colocado em rede e partilhado com as outras realidades da nação brasileira.

O professor Antonio Ocimar Manzi, pesquisador do INPA, abordou a temática “Mudanças Climáticas e Aquecimento Global”, enquanto Lucia Ortiz, da Organização Amigos da Terra, falou sobre “Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação, Código Florestal e suas consequências para Amazônia”. O seminário teve também a presença e o grito dos povos indígenas. Davi Kopenawa Yanomami denunciou apresentou trabalho de preservação dos lagos dos ribeirinhos por parte de Tânia Freire (Itacoatiara) e Raimundo Pinheiro (Tefé).

Para o coordenador do Centro de Migrações e Direitos Humanos de Roraima, padre Gianfranco Graziola, o evento foi importante para fortalecer o trabalho desenvolvido com as lideranças no Regional. “O encontro fortaleceu nossa mística, nossa adesão a Jesus Cristo e seu Reino, aprimorou nossos conhecimentos para o acompanhamento e fortalecimento das lideranças e das bases em suas lutas”.

O encontro contou com a participação do vice-presidente do Regional Norte 1 e responsável pelas Pastorais Sociais, dom Alcimar Magalhães, bispo da diocese de Alto Solimões (AM).
Fonte: CNBB
Local: Manaus (AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário