EUA: Igreja pede paz e não execuções

Una - BA 30 de agosto de 2011

Os bispos da Florida, nos EUA, enviaram uma carta ao Governador Rick Scott pedindo clemência para o condenado à morte Manuel Valle, 61 anos, acusado de ter matado um policial em 1978. Para ele, está marcada a injeção letal no dia 6 de setembro.

Na carta, os 6 bispos do estado recordam que “matar uma pessoa que matou mina o respeito da vida humana e encoraja a cultura da violência e da vingança. A pena capital – acrescentam – serve apenas para reabrir feridas dolorosas dos familiares das vítimas, sem trazer seus mortos de volta. A verdadeira paz se alcança com o perdão”.

Citando o Magistério de João Paulo II e de Bento XVI, os prelados destacam que hoje, a sociedade moderna pode se defender sem recorrer à pena de morte: “Considerando que a Florida é perfeitamente capaz de proteger seus cidadãos condenando os criminosos à prisão perpétua, rezamos para que se opte sempre por esta solução”.

Enquanto isso, também no Estado de Oregon a Igreja está se mobilizando por um detento, Gary Haugen, cuja execução acaba de ser suspensa pela Corte Suprema para que seja novamente verificado o estado de saúde do condenado. Haugen, que hoje tem 49 anos, foi condenado por ter matado um companheiro de cela em 1981, enquanto cumpria pena por outro crime.
Fonte: Rádio Vaticano
Local:Washington

Nenhum comentário:

Postar um comentário