Mensagem do Papa conforta noruegueses

Una - BA 26 de julho de 2011
Nicole Melhado
Da Redação, com agências



Segundo o Núncio Apostólico da Noruega, Dom Emil Paul Tscherrig, o país recebeu com atenção as palavras do Papa Bento XVI que lamentou os atentados ocorridos nesta sexta-feira, 22. “A todos quero agora repetir o apelo de abandonar para sempre o caminho do ódio e fugir das más ideologias”, disse o Pontífice, depois da oração do Angelus, neste domingo, 24.

As
palavras do Santo Padre – conta o Núncio - foram logo divulgadas na Tv Estatal da Noruega e acolhidas pelos fiéis durante a Missa Dominical.

“Em todas as paróquias a mensagem do Papa foi lida e também foi renovado o pedido de oração pelas vítimas e pelas famílias. Estas palavras do Papa foram consideradas pela população como um grande ato de solidariedade e um gesto muito importante num momento realmente muito difícil para a nação”, destaca o Núncio.

A Noruega parou e fez um minuto de silêncio nesta segunda-feira, 25, ao meio dia, em memória às vítimas dos atendados de Oslo e Utoya. Também foi feito um minuto de silêncio em outros países como Sérvia, Finlândia e Dinamarca.

“Esta tragédia atingiu a todos, independente da preferência política, religiosa ou cultural. Em nossa história jamais vivemos algo similar – mais de 70 pessoas assassinadas a sangue frio - mas mesmo em meio a dor, esta tragédia trouxe unidade e força. Muitos estão orando pelas vítimas desta tragédia”, conta o Bispo de Oslo, Dom Bernt Ivar Eidsvig.

O bispo norueguês acredita que o autor dos atentados é uma pessoa desequilibrada, porque “nenhuma ideologia explica tudo isso”.

A Rádio Vaticano salienta que alguns meios de comunicação na Europa definiram o assassino como “fundamentalista cristão”, mas Dom Tscherrig enfatiza que usar o adjetivo “cristão”, não acrescenta nada no caso e que na realidade “trata-se de uma pessoa desequilibrada”.

“Trata-se de um indivíduo com uma ideia fixa e que buscava impor suas ideologias e ideias aos outros e isso, evidentemente, não tem nada a ver com o ser cristão”, elucida o Núncio.

Na mensagem de condolências e solidariedade pelas vítimas enviada ao Rei da Noruega, Harald V, o Papa pede aos noruegueses que permaneçam unidos espiritualmente

O Núncio da Noruega acredita que este desastre, “esta inacreditável e inimaginável tragédia”, certamente trará mudanças profundas à população.

Representantes do governo, o rei Harald e a rainha Sônia participaram nNeste domingo, 25, de uma celebração na catedral luterana. “Durante esta cerimônia foi vista muita comoção, mas também uma grande vontade de sentir-se povo e de reagir, para que este tipo de violência não se repita mais”, conta Dom Tscherrig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário